Cardápio exclusivo no almoço de Páscoa

Para manter a tradição da data, peixes e colomba pascal são as melhores opções para a refeição em família
Jaísa Gleice
Em 30/03/2013, 01:03

O almoço em família para a celebração da Páscoa merece passar longe do trivial. Receitas com ingredientes simples, fáceis de preparar e, acima de tudo, gostosas podem render os pratos certos para a ocasião. Entre os principais, peixes, para fechar a tradição do jejum da carne que se finda com a data. Como sobremesa, o pão doce de massa fina e recheado, a colomba pascal, vai agradar especialmente as crianças e não concorre com os ovos de chocolate.

Evite correrias, já que o dia deve ser para confraternizar, e antecipe as compras dos produtos de acordo com a receita que escolher e conforme a quantidade de pessoas reunidas. Comece a preparar bem cedo, pois dessa forma tudo fica pronto algumas horas antes de servir. A organização da mesa também merece atenção. Pratos, copos e talheres corretamente dispostos e, sobre a mesa, um bonito arranjo temático, que colabora para reforçar o significado marcante da Páscoa para os cristãos.

Ovos recheados com salmão podem ser servidos como entrada e combinam com uma salada de folhas verdes, tomates e azeitonas pretas e verdes. A tilápia gratinada e com molho de palmito deve ser servida com arroz e farofa de castanha. São pratos leves que agradam ao paladar. O almoço especial merece ser finalizado com uma sobremesa especial também. A colomba pascal é uma sobremesa leve e muito gostosa. Em formato de pomba, o bolo tem massa de textura macia e fina, que lembra o panetone, e a cobertura é crocante. Confira algumas receitas e deixe mais caprichado o almoço de Páscoa em família.

Tilápia ao forno gratinada
com molho de palmito

Ingredientes
1 embalagem de filé de tilápia congelada
Suco de 1 limão
Sal refinado e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos batidos

Refogado
1 cebola roxa especial picada
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 vidro de palmito pupunha inteiro (270g)
Folhas de tomilho a gosto
Molho
50 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal refinado
2 xícaras (chá) de leite integral
1 embalagem de creme de leite (200g)
4 colheres (sopa) de parmesão ralado

Modo de Preparo: Tempere os filés de tilápia com o suco de limão, o sal e a pimenta. Empane os filés passando pela farinha de trigo e, em seguida, pelos ovos batidos. Doure os filés em óleo quente e reserve. Refogue a cebola no azeite e acrescente os palmitos cortados em rodelas. Retire do fogo e misture o tomilho. Reserve. Para o molho, leve a manteiga ao fogo e, quando derreter, junte a farinha de trigo e o sal. Misture bem e, sem parar de mexer, acrescente o leite quente aos poucos até obter uma mistura cremosa. Retire do fogo e misture o creme de leite. Montagem: coloque os filés em um refratário untado com azeite, cubra com o refogado em seguida o molho branco. Salpique com o parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para gratinar, por cerca de 15 minutos.

Colomba Pascal com cobertura de amêndoa
Redimento: 3 colombas de 950 g

Ingredientes

½ xícara (chá) de leite integral (120 ml)
3 tabletes de fermento biológico (45 g)
1½ xícara (chá) de açúcar refinado (270 g)
1 kg de farinha de trigo peneirada
8 ovos (400 g)
4 gemas (60g)
1½ xícara (chá) de manteiga sem sal (300 g)
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja (4g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (2,5 g)
2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas (310 g)
2 xícaras (chá) de uvas passa sem sementes (300 g)

Cobertura

1½ xícara (chá) de açúcar refinado (270 g)
2 xícaras (chá) de amêndoas sem pele (200 g)
2 ovos (100 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (2,5 g)
½ xícara (chá) de açúcar cristal (90 g)

Modo de Preparo: Misture em uma tigela o leite morno com o fermento biológico, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Cubra e deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume. Em outra tigela, coloque o restante do açúcar, os ovos, as gemas e a manteiga (reserve 1 colher das de sopa), as raspas de casca de laranja, a essência de baunilha, o restante da farinha de trigo, as frutas cristalizadas, as uvas passa e o sal. Misture até ficar homogêneo. Acrescente a mistura crescida de fermento e mexa bem. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos ou até ficar homogênea. Divida a massa em três partes iguais e distribua em 3 formas untadas com a manteiga reservada. Acomode a massa, cubra e deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume. Para a cobertura coloque em uma tigela o açúcar, as amêndoas, os ovos e a essência de baunilha. Misture até ficar homogêneo, distribua de maneira uniforme sobre as massas e polvilhe o açúcar cristalizado. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 40 minutos ou até a massa ficar firme ao tato. Retire do forno, espere esfriar e embrulhe a colomba. Tempo de preparo: 1h50 minutos (20 minutos de preparo, 1 hora e 10 minutos para a massa crescer mais 40 minutos de forno).

Ovos recheados com salmão

Ingredientes
6 ovos brancos
1 batata média
100g de filés de salmão defumado fatiado congelado
4 colheres (sopa) de requeijão
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal refinado e pimenta a gosto
Azeite extra virgem para regrar
Castanha de caju para salpicar

Modo de Preparo: Cozinhe os ovos e espere esfriar. Corte os ovos ao meio retire as gemas, amasse-as com um garfo e reserve. Cozinhe a batata e ainda quente passe-a pelo espremedor. Acrescente as gemas, o salmão cortado em tiras finas, o requeijão, a salsa, o sal e a pimenta. Preencha a cavidade dos ovos com essa mistura, regue com um fio de azeite e salpique com castanha de caju picada. Sirva a seguir. (Receitas cedidas pelo Pão de Açúcar.)

Colomba pascal light
Rendimento: 20 fatias de 60 g

Tempo de preparo: 2h10 minutos (20 minutos de preparo, 25 minutos de cozimento mais 1 hora para a massa crescer mais 45 minutos de forno)

Ingredientes
250 g de ameixas secas sem caroços
2 xícaras (chá) de leite desnatado (480 ml)
2 tabletes de fermento biológico (30 g)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (360 g)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (65 g)
2 ovos (100 g)
5 colheres (sopa) de azeite de oliva (50 g)
1 colher (sopa) de essência de panetone (15 ml)
5 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão (7,5 g)
1 clara (35 g)
2 colheres (sopa) de castanha de caju moída (16 g)

Para decorar: frutas secas

Modo de preparo: Coloque em uma panela as ameixas e o leite. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até as ameixas amolecerem. Retire do fogo e, ao amornar, misture o fermento. Incorpore, aos poucos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo ao fermento. Misture até ficar homogêneo. Cubra e deixe crescer, por 30 minutos. Adicione os ovos, o açúcar, o azeite de oliva e a essência de panetone. Mexa até ficar homogêneo. Aos poucos, adicione o restante da farinha de trigo e, com as pontas dos dedos, trabalhe a massa por 5 minutos. Divida a massa em duas partes iguais e coloque-as em 2 formas de papel próprias para fazer colomba (capacidade para ½ kg). Cubra e deixe crescer por mais 30 minutos, em ambiente aquecido. Em outra tigela bata as claras com o adoçante em pó, e a castanha de caju. Espalhe sobre as colombas de maneira uniforme. Leve as colombas ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 45 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e por cima decore com frutas secas.


EDIÇÃO DIGITAL


Ed. 2422 de 25/06/13





TWEETS @JORNALOHOJE


© 2012 - Jornal O Hoje - Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida desde que citada a fonte.
Home | Anuncie | Fale Conosco