Comércio já se prepara para o Dia dos Namorados

Com atrativos para os casais, lojas de rua e shopping centers pretendem elevar o fluxo de consumidores e aumentar vendas
André Passos
Em 02/06/2013, 00:42

O mês dos namorados está aí e o comércio já se prepara para a terceira data mais importante do ano, atrás do Dia das Mães e Natal. Boa parte do comércio de rua e shopping centers da capital já estampa corações, flores e ícones alusivos ao Dia dos Namorados. Faltando dez dias para a data, vários estabelecimentos já lançaram promoções, premiações e brindes para aumentar o fluxo de clientes e tornar as vendas 12% melhores este ano. Os itens mais procurados deverão ser roupas, calçados e acessórios, seguidos por perfumaria e cosméticos.

A expectativa é da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que coloca na estimativa o melhor índice de aumento de vendas desde o início do ano. Em geral, as vendas do comércio brasileiro devem crescer 5% só na semana que antecede o Dia dos Namorados. A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A previsão prevê um crescimento, porém, menos robusto que os resultados de anos anteriores. Em 2012, as vendas fora 9,08% melhores e 10,8% no ano anterior. O gasto médio do consumidor deverá ser de 100 reais e este ano haverá maior substituição daqueles presentes mais baratos por almoços e jantares.

“O consumidor neste ano está se comportando de maneira diferente. O comércio já consegue sentir a substituição de presentes físicos por serviços. Assim, a aposta de crescimento é maior no segmento de bares, restaurantes, hotéis e motéis”, afirma o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

Juntos há cinco meses, o casal de namorados Leandro Pauferro, 25 e Lílian Oliveira, 29, já garantiu parte dos presentes um do outro. A compra foi antecipada porque encontraram o que queriam e aproveitaram a oportunidade, com preço mais atrativo. A escolha de ambos foi por itens de vestuário, mas ontem ela ganhou mais um mimo. “Ele já ganhou o presente dele”, diz Oliveira, que é professora de português. Já o namorado preferiu fazer surpresa e só vai presentear na data. “Foi fácil escolher. Agente se conhece muito bem”, conta ele, que é militar.

Comprar é muito bom, mas antes de sair às compras e durante essa tarefa é preciso ter alguns cuidados. A Proteste Associação de Consumidores alerta o consumidor a já sair de casa com a definição do que se pretende adquirir, o que torna mais fácil a comparação de preços, evita compras por impulso, satisfaz o par e protege o bolso.

Promoções para atrair mais público

Quem vai presentear seu par no dia 12 de junho vai encontrar várias promoções. Shopping centers já estão decorados com motivos do Dia dos Namorados. No Buriti Shopping, a expectativa é de um incremento de 12% nas vendas e aumento de fluxo de pessoas de 10% em relação ao ano passado. A campanha do Dia dos Namorados “Amor de Cinema” começou ontem (1), e terá interatividade entre quem passa pelo shopping e o público nas redes sociais.

Para participar, basta entrar no estúdio especial posicionado no complexo do shopping center e gravar uma declaração para o seu par, que será postada na Fan Page no Facebook. As dez mensagens mais curtidas ganharão o combo especial com um par de ingressos de cinema, voucher de estacionamento e refeição para o casal.

No Portal Shopping, o fluxo de clientes também deve aumentar 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Vestuário, perfumaria, acessórios e calçados devem ser os itens mais procurados. O centro de compras vai sortear um Nissan March zero-quilômetro no dia 13 de junho. Cada 250 reais em compras dá direito a um cupom para concorrer ao carro.

Com o mote “Um carrão pra acelerar o coração”, a campanha dará aos namorados uma foto do casal impressa na hora. As fotos serão postadas na página do centro de compras no Facebook e tomarão parte em um concurso cultural que dará ainda um prêmio surpresa ao casal vencedor.

O fluxo de vendas e público no Brasil Park Shopping deve aumentar 20% em relação ao mesmo período do ano passado. O centro de compras desenvolveu a promoção “O bom da vida é passear com seu amor” com o sorteio de um Toyota Etios zero-quilômetro para cada R$ 300 em compras, o consumidor poderá trocar suas notas fiscais por cupons para concorrer ao grande prêmio, que será sorteado no dia 18 de junho.


EDIÇÃO DIGITAL


Ed. 2422 de 25/06/13





TWEETS @JORNALOHOJE


© 2012 - Jornal O Hoje - Todos os direitos reservados.
Reprodução parcial permitida desde que citada a fonte.
Home | Anuncie | Fale Conosco